Marcelo Canella é natural de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio de Janeiro, cidade onde nasceu, cresceu e estudou até concluir o Ensino Básico no Colégio Municipal Odette Penna Muniz.
Aos 15 anos, resolveu trilhar novos rumos, então decidiu realizar o Curso de Química, na Escola Técnica Federal de Campos (CEFET), com duração de 04 anos. Depois, retornou à sua cidade natal para se preparar para o vestibular. E ainda neste período, trabalhou como funcionário de carreira do Banco do Brasil. Mas logo pediu demissão ao ingressar no Curso de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), na cidade de Niterói – RJ, onde viveu por 06 anos e meio.
Contudo, seu espírito aventureiro o fez aceitar o convite do Exército Brasileiro seis meses após terminar a Graduação e seguir rumo à Amazônia. Por lá, trabalhou como Oficial Médico das Forças Armadas por 02 anos e meio, na região de fronteira do Acre com a Bolívia e o Peru, onde, além de atender a população local, prestava atendimento às populações ribeirinhas e indígenas.
Retornou ao Rio após este período, em que se preparou por 05 meses para as provas de Residência, indo toda semana de Nova Friburgo a Teresópolis para fazer as aulas do Medcurso (o qual, inclusive, sugere a todos que possam fazer um dia o circuito turístico – TereFri). E, no ano seguinte, se mudou para a cidade de São Paulo, com o objetivo de iniciar a sua formação em Neurologia.
P1-323: PRISON WITHOUT WALLS: A CASE REPORT OF SEMANTIC VARIANT PRIMARY PROGRESSIVE APHASIA
Apresentação de caso clínico no Congresso Brasileiro de Neurologia de 2018, em tema geral apresentado pelo Dr. Fabiano Moulin e mesa coordenada pelo Prof. Dr. Paulo Henrique Ferreira Bertolucci.
Participação em capítulo do Livro: “Doença de Alzheimer e Transtornos Cognitivos – Conhecimentos Práticos” – Ricardo Nitrini, Paulo Henrique Ferreira Bertolucci e demais autores. Editora e Eventos Omnifarma, São Paulo, 2018 – 1ª edição.