Transtornos de Aprendizagem

Transtornos de Aprendizagem – Saiba Quando Procurar Ajuda Especializada

Transtornos de Aprendizagem são problemas de neurodesenvolvimento, que manifestam-se nos primeiros anos escolares, conhecidos pela dificuldade consistente para aprender habilidades primárias, portanto, para ler (dislexia), escrever (disgrafia) ou com questões relacionadas à Matemática (discalculia), ou tendem a ser secundários a outras condições médicas.

Mas como cada indivíduo é único, algumas crianças podem demorar um tempo para apresentar as características que se enquadram em algum caso como esse. Diante disso, continue a leitura para conferir Quando Procurar Ajuda Especializada, envolvendo ou não uma suspeita ou confirmação de Transtornos de Aprendizagem.

Quando Procurar Ajuda Especializada?

Transtornos de Aprendizagem, apesar de não desaparecerem, podem ser tratados com o intuito de tornar a vida fácil de controlar, desde que haja combinação com um suporte adequado, porque o cérebro, nesses casos, funciona de maneira diferente sem torná-las menos inteligentes, uma vez que costumam ter uma inteligência média ou acima da média.

Suspeita de Diagnóstico

Um dos momentos para procurar ajuda especializada é para confirmar as suspeitas de algum quadro de transtorno de aprendizagem, o que tende a ser uma recomendação quando os pequenos passam a apresentar determinados indícios, que incluem comprometimento das habilidades de leitura, escrita, socialização, para calcular, usar ou entender a linguagem, e aprender habilidades não verbais.

Logo, é importante atentar-se e buscar atendimento médico quando a criança igualmente apresenta:

  • Ações ou reações emocionais desafiadoras, intensas ou raivosas em relação às tarefas escolares;
  • Ansiedade associada às notas;
  • Cansaço;
  • Comprometimento da autoestima;
  • Depressão;
  • Dificuldade em concluir tarefas no prazo;
  • Dificuldade para entender e seguir instruções;
  • Facilidade para perder livros e lições de casa, por exemplo;
  • Falta de coordenação para caminhar, praticar esportes ou realizar ações que dependem de músculos pequenos;
  • Menos motivação;
  • Problemas para lembrar o que acabaram de lhe falar.

Fatores de Risco

Também é importante procurar ajuda especializada quando identifica que há presença de algum(ns) fator(es) de risco dos transtornos de aprendizagem, que incluem, por exemplo:

  • Genética e histórico familiar, especialmente quando tem um parente direto (pais);
  • Riscos antes ou logo após o parto provocados pelo crescimento deficiente do útero e pela exposição ao álcool ou às drogas antes do nascimento, podendo ser um bebê prematuro ou com pesagem baixa;
  • Substâncias venosas, em que ocorre exposição a altos níveis de toxina;
  • Trauma emocional na primeira infância;
  • Trauma físico, como ferimentos na cabeça ou problemas no sistema nervoso.

Gerenciamento dos Transtorno de Aprendizagem

Além disso, é necessário procurar ajuda especializada para que consiga aprender e conhecer os pontos fortes e fracos, o que facilita a criança a prosperar e se sentir mais confiante assim como as outras.

Acompanhamentos Periódicos

E devido ao fato de os transtornos de aprendizagem mudarem com o tempo, torna-se essencial realizar os acompanhamentos de acordo com a periodicidade apontada pelo(a) médico(a) especialista em Neuropediatria de sua confiança, porque, assim, as crianças conseguem adaptar suas experiências para sua realidade, aproximando-as de acordo com as suas habilidades e os seus interesses.

Desta forma, é possível reconhecer quais tecnologias, estratégias organizacionais e acomodações escolares são mais eficazes para auxiliar em cada caso para que sejam capazes de gerenciar melhor a condição apresentada.

A saúde, o bem-estar e a qualidade de vida das crianças precisam ser a prioridade, por isso, não hesite em agendar uma consulta na Clínica Regenerati, porque nossos profissionais estão aptos a diagnosticar, tratar e orientar em relação aos Transtornos de Aprendizagem e prontos para Quando precisar Procurar Ajuda Especializada.

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