Transtornos do Desenvolvimento da Fala em Crianças

Transtornos do Desenvolvimento da Fala em Crianças

Transtornos do Desenvolvimento da Fala em Crianças são caracterizados por problemas para criar ou formar os sons necessários para se comunicarem com os outros, o que tende a tornar a fala de difícil entendimento. Desta forma, impactam no desempenho escolar e profissional.

Principais Transtornos do Desenvolvimento da Fala em Crianças

Definimos como transtorno da fala quando a pessoa tem dificuldade para emitir sons produzidos pelo mecanismo oral, o que inclui lábios, língua, cordas vocais e demais estruturas associadas.

Mas não é sinônimo de que tenha algum distúrbio de linguagem, que é conhecido pelos desafios de longo prazo para expressar ideias (linguagem expressiva) ou entender palavras ditas por outras pessoas (linguagem receptiva).

Ciente de que os transtornos da fala estão relacionados à dificuldade específica na produção e articulação das palavras, interrompendo a capacidade de comunicação, existem alguns tipos que destacam-se, entre os quais os principais transtornos do desenvolvimento da fala em crianças estão:

  • Disfluência: comum na fase de estruturação da comunicação, pode ser um indício do processo de gagueira, uma vez que está relacionada com o ritmo e a fluência que apresenta na fala, em que a criança repete um som, uma frase ou palavra;
  • Distúrbios da articulação: dificuldade para produzir sons específicos, trocando as letras;
  • Distúrbios de ressonância: ocorre quando os pequenos apresentam pouca ou muita energia sonora nasal e/ou oral no sinal da fala;
  • Distúrbios de voz: conhecidos por afetarem a qualidade, o volume ou tom da voz, resultando em cansaço ao falar, dificuldade para manter a voz e as variações na frequência habitual da voz, por exemplo;
  • Transtornos fonológicos: são caracterizados pela alteração no sistema fonológico da criança, resultando em distorções, omissões e/ou substituições dos sons ao falar, que podem ser causados pela dificuldade em produzir sons.

Diagnóstico

Para diagnosticar o tipo de transtorno de desenvolvimento da fala que cada criança apresenta, normalmente, o(a) médico(a) especialista em Neuropediatria analisa o desenvolvimento, histórico familiar e os sinais apresentados, como a fluência da fala.

Além disso, verifica as possibilidades de haver presença de estresse emocional e condição adjacente, e o efeito do transtorno da fala na vida do(a) paciente. Do mesmo modo que pode solicitar exames específicos, como de teste auditivo.

Disponibilidade de Tratamento

Normalmente, os transtornos do desenvolvimento da fala em crianças, de formas leves, podem ser superados por meio de tratamento, que é recomendado de acordo com a sua causa e gravidade.

O tratamento é multidisciplinar e direcionado, geralmente associado à terapia com fonoaudiologia.

Por isso, não hesite em agendar uma consulta na Clínica Regenerati, que conta com uma equipe multidisciplinar, capaz de oferecer o melhor para o bem-estar e a qualidade de vida, envolvendo ou não quadros de Transtornos do Desenvolvimento da Fala em Crianças.

Mais informações sobre este assunto na Internet: